Covid-19: Crise pode provocar aumento de empresas 'fantasma' na Alemanha

A crise da covid-19 pode provocar um aumento do número de empresas 'fantasma' na Alemanha porque "algumas das medidas de ajuda do Estado têm, infelizmente, efeitos secundários indesejáveis", afirmou hoje um diretor do instituto alemão ifo.

alemanha bandeira

© Getty Images

Lusa
19/10/2020 11:28 ‧ 19/10/2020 por Lusa

Economia

Ifo

 

Segundo o diretor do centro de finanças públicas e economia política do ifo, Niklas Potrafke, 66% dos 120 economistas inquiridos para o inquérito "Painel de Economistas", reunido em conjunto pelo Instituto ifo e pelo Frankfurter Allgemeine Zeitung, temem que durante a crise, o número de empresas 'fantasma' "tenda a aumentar".

Niklas Potrafke considera que as ajudas do Estado "servem para prolongar artificialmente a vida das empresas que carecem de um modelo de negócios convincente".

O Painel de Economistas indica também que 86% dos inquiridos vê um risco de empresas zombies como resultado da renúncia à obrigação de declarar falência em caso de insolvência. No entanto, desde 1 de outubro, esta regra especial deixou de se aplicar.

O estudo refere ainda que 50% dos inquiridos considera que o subsídio de trabalho a tempo reduzido é outra medida que apoia as empresas 'fantasma'.

Dos inquiridos, 64% espera que o número de falências "tenda a aumentar" quando a ajuda económica estatal chegar ao fim e outros 32% esperam mesmo um "aumento acentuado" do número de falências.

O economista de Friburgo Oliver Landmann que participou no Painel acrescentou que seria prematuro parar a ajuda agora, mas que um afunilamento lento e previsível enviaria um sinal eficaz.

O inquérito envolveu 120 economistas alemães.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas