Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Trabalhar enquanto se estuda? Quatro ideias que podem resultar

Conheça ainda algumas dicas para conciliar os estudos com um trabalho.

Trabalhar enquanto se estuda? Quatro ideias que podem resultar
Notícias ao Minuto

07:08 - 10/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudantes

Muitos estudantes aproveitam o tempo livre para fazer algumas horas de trabalho e, assim, ganhar alguma folga no orçamento mensal. O período em que um estudante está na universidade envolve muitos custos e, por isso, há algumas ideias que os alunos podem considerar. Além disso, esta pode ser também uma oportunidade de ganhar experiência no mercado de trabalho. 

O Doutor Finanças reuniu cinco trabalhos que podem ser feitos nos tempos livres - ideal para um estudante. Conheça-os: 

  1. Dar explicações - "Domina uma disciplina? Por que não aproveitar para dar explicações? Se é rápido a aprender e bom a explicar, pode optar por este caminho. Além de estudar, ensinando, vai conseguir ganhar algum dinheiro. (...) A remuneração vai variar consoante o ano de escolaridade ou o local onde as explicações ou as aulas serão dadas. Coloque anúncios na faculdade e utilize as redes sociais para divulgar os serviços."
  2. Baby-sitting - "Se tem jeito para os mais novos, esta pode também ser uma opção para ganhar algum dinheiro extra enquanto estuda."
  3. Torne-se freelancer - "Existem várias profissões que podem ser desempenhadas em regime de freelance, isto é, sem ter de estar vinculado a um empregador de forma permanente. Uma vez que a gestão do tempo e do trabalho fica a cargo do freelancer, esta opção pode ser conciliada com os estudos."
  4. Aposte num estágio remunerado - "A realização de um estágio consiste numa mais-valia para a vida profissional, sendo ainda uma porta de entrada no mercado de trabalho.  Ao apostar num estágio remunerado enquanto ainda está a estudar vai não só conseguir adquirir experiência - nomeadamente, na sua área de estudos - como também criar uma rede de contatos. E, ainda, ganhar algum dinheiro extra."

A 'clínica' especializada em finanças pessoais partilha ainda algumas dicas da Adecco que podem ajudar a conciliar os estudos com um trabalho. Tome nota: 

  • Conheça os limites: Estudar e trabalhar é possível, mas apenas se este acumular de funções não influenciar a saúde e rendimento. Também importante haver tempo para praticar desporto, ler ou socializar com os amigos.
  • Gestão do tempo: Saber gerir o tempo é uma das condições indispensáveis para poder concluir todas as tarefas com sucesso. É necessário planificar a agenda e dar prioridade às tarefas que consideradas mais urgentes.
  • Respeite as horas de sono: É natural estar mais cansado. Cuidado com as bebidas ricas em cafeína ou bebidas energéticas, pois os seus efeitos duram apenas umas horas e o cansaço não vai desaparecer.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório