Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

IKEA compromete-se a remover todas as pilhas não recarregáveis

Até outubro do próximo ano, a cadeia sueca garante que "vai eliminar todas as pilhas alcalinas não recarregáveis da gama global de mobiliário doméstico".

IKEA compromete-se a remover todas as pilhas não recarregáveis
Notícias ao Minuto

12:53 - 07/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Ambiente

A IKEA tomou "uma decisão essencial para seguir o compromisso de inspirar e possibilitar que as pessoas vivam uma vida mais saudável e sustentável em casa". Assim, e até outubro de 2021, compromete-se a remover todas as pilhas alcalinas não recarregáveis da gama global de mobiliário doméstico.

Citando dados da Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, em média, "cada pilha demora entre 500 a mil anos a decompor-se se não for encaminhada para reciclagem".

Uma realidade que a IKEA considera "preocupante" e que quer mudar, promovendo junto dos "consumidores que usam pilhas frequentemente a trocá-las por uma opção recarregável".

Além disso, destaca a cadeia sueca em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o uso regular de pilhas recarregáveis "permite, a longo prazo", poupar dinheiro e reduzir o desperdício em casa.

Esta decisão da IKEA "está em linha com a nossa missão de contribuir para um melhor futuro do planeta. Sabemos que há muitas pessoas que utilizam pilhas em vários aparelhos domésticos e todos podemos beneficiar se a utilização de pilhas recarregáveis for a nova realidade. Esperamos que, com as nossas soluções, a maioria das pessoas se sinta inspirada em adotar novos comportamentos, prolongando a vida dos produtos e reduzindo o desperdício", diz Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.

No ano fiscal de 2019, a IKEA vendeu "cerca de 300 milhões de pilhas alcalinas em todo o mundo". Partindo deste número, e "se todos os clientes da IKEA trocassem as pilhas alcalinas ALKALISK por pilhas recarregáveis LADDA, as utilizassem para dispositivos de alto consumo e as recarregassem 50 vezes, a redução global de resíduos seria de até 5.000 toneladas por ano".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório