Meteorologia

  • 25 OUTUBRO 2020
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Transações de crédito malparado diminuíram 42% em Portugal

As transações de crédito malparado em Portugal no segundo trimestre do ano diminuíram 42% face ao mesmo período de 2019, de acordo com um relatório hoje divulgado pela agência de 'rating' Moody's.

Transações de crédito malparado diminuíram 42% em Portugal
Notícias ao Minuto

14:19 - 30/09/20 por Lusa

Economia Moody's

"As transações portuguesas registaram decréscimos médios de cerca de 42% em abril, maio e junho, comparado com a média de 2019", pode ler-se num relatório hoje divulgado pela agência de notação financeira.

O relatório da agência demonstra que 13 das 22 operações de transação de crédito malparado (NPL, 'non-performing loans', na sigla inglesa) em Itália, Espanha e Portugal "demonstram recolhas brutas acumuladas abaixo das antecipadas pelas projeções dos credores nos planos de negócio originais".

A Moody's assinala ainda que no final do primeiro trimestre, o 'stock' de crédito malparado em Portugal era de 14,5 mil milhões de euros, "correspondendo a um rácio de NPL de 6,2%, abaixo dos 19,6 mil milhões de euros" registados em setembro de 2019.

O documento da agência norte-americana analisa três operações de crédito malparado em Portugal (Gaia, Guincho e Évora), e revela que Gaia foi a única das analisadas à escala europeia a não registar um aumento médio da desvalorização (de 13% para 25% desde a última publicação da Moody's).

A Moody's revela ainda que no primeiro trimestre de 2020 "os bancos italianos tinham o segundo maior 'stock' absoluto de NPL depois de França, nos 111,6 mil milhões de euros, correspondendo a um rácio de NPL de 6,4%, abaixo dos 127,1 mil milhões em setembro de 2019".

Já os bancos irlandeses tinham um 'stock' de 7,1 mil milhões de euros, "correspondente a um rácio de NPL de 3,3%, abaixo dos 8,8 mil milhões no mesmo período".

Na Grécia, o crédito malparado ascendeu aos 69,5 mil milhões de euros, um rácio de 34%, abaixo dos 84,3 milhões registados em março de 2019.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório