Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Moody's. Bancos africanos são vítimas do rating dos países em que operam

A agência de notação financeira Moody's alertou que a análise sobre a qualidade de crédito dos bancos africanos está a piorar devido às ligações aos países em que operam, em dificuldades devido à pandemia de covid-19.

Moody's. Bancos africanos são vítimas do rating dos países em que operam
Notícias ao Minuto

07:45 - 26/09/20 por Lusa

Economia Covid-19

"As fortes ligações aos países está a pesar na qualidade do crédito dos bancos, com uma consequente deterioração das condições de operação, o que afeta as métricas financeiras destas instituições", lê-se numa análise aos bancos que operam em África.

Na análise, enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas da Moody's dizem que 90% da descida nos 'ratings' dos bancos foi originada por uma degradação da notação financeira do país em que operam.

"Quase 90% das ações de 'rating' nos bancos africanos nos últimos seis meses foram tomadas no seguimento de uma ação de 'rating' sobre o país soberano", nomeadamente em Angola, África do Sul e Namíbia, entre outros, apontam os analistas, que notam que só três dos 50 bancos do continente têm um 'rating' melhor que o do país em que operam.

"Os perfis de crédito soberano enfraquecidos limita a capacidade de apoiar os bancos nacionais e aumenta o risco de as autoridades importarem controlos de capital e congelamento de depósitos", acrescentam os analistas.

As pressões que as economias africanas enfrentam e os perfis de crédito dos países têm um impacto significativo nos bancos africanos, parcialmente devido à grande exposição a ativos públicos, concluem os analistas.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 984.068 mortos e cerca de 32,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 35.007 mortos confirmados em mais de 1,4 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório