Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Montepio poderá estar a preparar saída de 800 trabalhadores

Instituição bancária estará a preparar-se para pedir ao Governo o estatuto de empresa em reestruturação.

Montepio poderá estar a preparar saída de 800 trabalhadores
Notícias ao Minuto

07:55 - 22/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Montepio

O Banco Montepio poderá estar a preparar a saída de 800 trabalhadores, o que significa uma redução de 20% da força laboral, avança o ECO. As rescisões terão um custo estimado de 80 milhões. 

Em resposta a um pedido de esclarecimento do Notícias ao Minuto, o presidente do conselho de administração e o presidente da comissão executiva do Banco Montepio (BM), Carlos Tavares e Pedro Leitão, respetivamente, disseram apenas que "é do conhecimento interno e externo que o BM está a ajustar processos e a estudar a sua dimensão, tal como foi partilhado com os colaboradores e as respetivas estruturas. Esta é uma prática que o BM quer manter, partilhando sempre a informação de relevo da Instituição com todos os que dela fazem parte", pode ler-se. 

O jornal online adianta ainda que a instituição bancária se prepara para pedir ao Governo o estatuto de empresa em reestruturação.

Em junho, o Montepio anunciou que iria avançar com um ajuste da rede de balcões para responder a um "novo ciclo". Com isto, serão encerrados 31 balcões, que o banco diz serem "redundantes devido à sua proximidade geográfica", numa altura em que a instituição se foca em acelerar a transição digital, ajustar o modelo de serviço e aumentar a eficiência. 

O banco Montepio teve prejuízos de 51,3 milhões de euros no primeiro semestre, que comparam com os lucros de 3,6 milhões de euros do mesmo período de 2019, divulgou a instituição no mês passado.

O banco justificou os prejuízos entre janeiro e junho com as imparidades que constituiu (109,4 milhões de euros) para fazer face a perdas de crédito decorrentes da crise pandémica.

[Notícia atualizada com a resposta do Banco Montepio às 8h53.]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório