Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Desfasamento horário em outras regiões? Governo não descarta hipótese

O objetivo da medida, que para já só se aplica em Lisboa e no Porto, é evitar aglomerações nos locais de trabalho e menor concentração de pessoas a utilizar os transportes públicos durante as horas de ponta.

Desfasamento horário em outras regiões? Governo não descarta hipótese
Notícias ao Minuto

09:30 - 18/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Desfasamento horário

O Governo não descarta a hipótese de o desfasamento de horários obrigatório, que foi aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros, ser alargado a outras regiões do país, numa altura em que o número de casos da Covid-19 em Portugal continua a crescer. 

Em declarações no final do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que "se a evolução epidemiológica ditar outros territórios onde possa fazer sentido" aplicar o desfasamento de horários, essa situação será avaliada quinzenalmente pelo Governo - à semelhança do que tem acontecido até aqui. 

Sobre a regra que, por enquanto, só se aplica em Lisboa e no Porto, Mariana Vieira da Silva explicou que o "desfasamento previsto é de entre 30 a 60 minutos, não estamos a falar de alterações muito significativas nos horários e não estamos a falar de turnos".

A resolução do Conselho de Ministros que declarou a situação de contingência entre 15 e 30 de setembro no âmbito da pandemia de Covid-19 incluiu, entre as medidas, a criação de horários diferenciados de entrada e saída ou de pausas e de refeições por parte das empresas (em que haja prestação de trabalho em simultâneo de 50 ou mais trabalhadores) das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

objetivo é evitar aglomerações nos locais de trabalho e menor concentração de pessoas a utilizar os transportes públicos durante as horas de ponta.

O diploma foi mal recebido pelos sindicatos, mas também por confederações patronais. Os parceiros sociais criticaram ainda o facto de apenas terem recebido a proposta na segunda-feira passada, tendo até quarta-feira à noite para dar os respetivos pareceres.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório