Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Novo Banco: Carteira de ativos imobiliários era "má, velha e ilegal"

Esta audição foi aprovada em julho, na Comissão de Orçamento e Finanças, na sequência de polémicas sobre vendas de carteiras de ativos (crédito malparado e imóveis) e eventuais novas injeções de capital do Fundo de Resolução no banco.

Novo Banco: Carteira de ativos imobiliários era "má, velha e ilegal"
Notícias ao Minuto

15:09 - 15/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Ramalho

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, disse esta terça-feira que o Novo Banco "herdou" uma carteira de ativos imobiliários que era "má, velha e ilegal". Ramalho está a ser ouvido no Parlamento para dar explicações sobre a gestão do banco, uma semana depois da auditoria à entidade que resultou da resolução do BES ter sido divulgada.

O presidente executivo da instituição começou por explicar que a administração do Novo Banco esteve em "silêncio" até ao momento em que foi divulgada a auditoria, mas agora mostra-se disponível para responder às questões dos deputados "as vezes que forem precisas". 

"O banco tinha uma carteira que herdou de ativos imobiliários que era má, era velha e era ilegal", disse Ramalho, em resposta às questões colocadas pelo grupo parlamentar do Partido Socialista (PS). 

Esta audição foi aprovada em julho, na Comissão de Orçamento e Finanças, depois de requerimentos dos grupos parlamentares do PS, PAN e Iniciativa Liberal, na sequência de polémicas sobre vendas de carteiras de ativos (crédito malparado e imóveis) e eventuais novas injeções de capital do Fundo de Resolução no banco.

Pode acompanhar a emissão, em direto, aqui: 

António Ramalho também deverá ser questionado pelos deputados sobre os resultados da auditoria da Deloitte ao Novo Banco. Segundo o relatório da auditoria, quase 50% das perdas com créditos acumuladas entre agosto de 2014 e fim de 2018 foram registadas no último trimestre de 2017 e em 2018 (1.144,5 milhões de euros), já com o Novo Banco detido maioritariamente pelo fundo de investimento norte-americano Lone Star.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório