Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado reivindica aumento dos salários

A Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) reivindicou para 2021 aumentos salariais e das pensões no valor da inflação e o aumento do subsídio de refeição para os cinco euros, foi hoje divulgado.

Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado reivindica aumento dos salários
Notícias ao Minuto

20:10 - 02/09/20 por Lusa

Economia Salários

A "atualização remuneratória de valor igual ao da inflação esperada para 2021 e do valor do subsídio de refeição para cinco euros", assim como de todas as pensões, consta de uma proposta reivindicativa alargada que o STE enviou na terça-feira ao Governo "no âmbito das negociações com vista à elaboração do próximo Orçamento de Estado".

Este ano, os trabalhadores da administração pública tiveram uma atualização salarial de 0,3% e o subsídio de refeição passou para 4,77 euros.

De acordo com uma nota de imprensa do sindicato, o caderno reivindicativo para o próximo ano "teve em conta a grave crise que o país atravessa em consequência da pandemia" de Covid-19, e propõe "um conjunto de medidas que, certamente, contribuirão para uma mais justa redistribuição da riqueza".

O STE salientou que a pandemia trouxe uma recessão económica que aumentou a taxa de desemprego e deteriorou os rendimentos do trabalho.

O sindicato lembrou que os salários da função pública não eram aumentados desde 2009 e afirmou que esse congelamento "representou ainda uma quebra homóloga real de 12,6% na última década".

Na sua proposta reivindicativa, o STE/Frente Sindical propôs ao Governo o recrutamento de novos trabalhadores, para permitir o rejuvenescimento, qualificação e a inovação da Administração Pública.

A revisão das carreiras ainda não revistas é outra das reivindicações, nomeadamente a de Técnica Superior de Saúde, nos seus vários ramos, e de informática.

O STE defende ainda a revisão ou revogação do atual sistema de avaliação de desempenho e um maior investimento tecnológico e digital nas instituições públicas.

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) apresentou na terça-feira a sua proposta reivindicativa para o próximo ano, que prevê que os funcionários públicos tenham aumentos salariais de pelo menos 1,1% em 2021.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório