Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 27º

Edição

Dinheiro de Bruxelas inclui o prémio aos profissionais de saúde do SNS

O prémio que está previsto ser atribuído aos profissionais de saúde poderá ser financiado pelo SURE, no âmbito da proposta que foi feita pela Comissão Europeia na terça-feira. Porém, o documento ainda tem de merecer aprovação.

Dinheiro de Bruxelas inclui o prémio aos profissionais de saúde do SNS

A Comissão Europeia propôs, na terça-feira, ao Conselho Europeu, que Portugal receba um apoio financeiro de 5,9 mil milhões de euros, no âmbito do instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE). O prémio pago aos profissionais de saúde também poderá ser financiado pelo SURE, caso a proposta seja aprovada. 

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo ECO e refere-se à informação que consta no documento que Bruxelas divulgou na terça-feira, no qual se pode ler o seguinte: "Uma compensação especial para os trabalhadores do Sistema Nacional de Saúde envolvidos no combate ao surto da Covid-19. Consiste num bónus de desempenho, pago de uma só vez, correspondente a um valor equivalente a 50% do salário bruto normal do funcionário". 

No início de julho, os deputados aprovaram por unanimidade uma proposta do PSD que atribui um prémio de desempenho equivalente a 50% da remuneração aos trabalhadores do SNS e majoração das férias.

Ambas as propostas foram aprovadas sem votos contra ou abstenções, durante a discussão e votação na especialidade do Orçamento do Estado Suplementar.

Através do SURE, Bruxelas presta assistência financeira, sob a forma de empréstimos em condições favoráveis da UE aos Estados-membros, no montante máximo total de 100.000 milhões de euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório