Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bruxelas propõe 5,9 mil milhões para Portugal ao abrigo do SURE

O montante destina-se a ajudar Portugal a "cobrir os custos diretamente relacionados com o financiamento do seu regime nacional de redução do tempo de trabalho", de acordo com a Comissão Europeia.

Bruxelas propõe 5,9 mil milhões para Portugal ao abrigo do SURE
Notícias ao Minuto

11:14 - 25/08/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Bruxelas

A Comissão Europeia apresentou uma proposta ao Conselho Europeu que prevê o apoio financeiro de 5,9 mil milhões de euros a Portugal, no âmbito do instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE), anunciou o executivo comunitário, esta terça-feira. 

"Após a aprovação destas propostas pelo Conselho [Europeu], o apoio financeiro assumirá a forma de empréstimos concedidos pela UE a Portugal a condições favoráveis. Estes empréstimos ajudarão Portugal a fazer face aos aumentos súbitos da despesa pública destinadas a preservar o emprego", refere a Comissão Europeia, em comunicado. 

Acrescenta ainda Bruxelas que este apoio permitirá, em concreto, ajudar a "cobrir os custos diretamente relacionados com o financiamento do seu regime nacional de redução do tempo de trabalho". 

Este apoio acresce assim às propostas para apoiar 15 Estados-membros, também no âmbito do SURE, no valor de 81,4 mil milhões, anunciadas pela Comissão Europeia na segunda-feira, altura em que Bruxelas disse estar a avaliar o pedido de Portugal. O valor total sobe, deste modo, para 87,3 mil milhões de euros de apoio para 16 Estados-membros

O SURE é, no entender da Comissão Europeia, um "elemento crucial da estratégia global da EU para proteger os cidadãos e atenuar as consequências socioeconómicas negativas da pandemia" do novo coronavírus

Através deste instrumento, Bruxelas presta assistência financeira, sob a forma de empréstimos em condições favoráveis da UE aos Estados-membros, no montante máximo total de 100.000 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório