Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

ERSE recomenda fim de taxas diferenciadas por atrasos no pagamento

Foram identificadas pelo regulador do setor energético "práticas muito distintas entre os comercializadores", o que levou a ERSE a emitir um conjunto de recomendações relativamente aos pagamentos de faturas em atraso.

ERSE recomenda fim de taxas diferenciadas por atrasos no pagamento
Notícias ao Minuto

12:39 - 17/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recomendou, esta segunda-feira, o fim das taxas de juros diferenciadas por atraso no pagamento de faturas, depois de ter constatado que há empresas que o estão a fazer. 

"A ERSE constatou que, em caso de atraso no pagamento de faturascomercializadores que aplicam aos consumidores taxas de juro legais diferenciadas: taxa de juro civil, de 4%, ou taxa de juro comercial, de 7% ou 8%. Foram, ainda, identificadas cláusulas que preveem a cobrança, para além dos juros de mora, de outros valores pela gestão de cobrança da dívida. Paralelamente, existem comercializadores que não cobram quaisquer taxas de juro aos seus clientes", sublinha o regulador da energia, em comunicado. 

Quer isto dizer que foram identificadas pela ERSE "práticas muito distintas entre os comercializadores", o que levou o regulador a emitir um conjunto de recomendações. 

Lembra ainda o organismo que o "não cumprimento atempado na obrigação de pagamento do preço do fornecimento de energia e de outros valores que integram a fatura por parte dos consumidores pode conduzir, nos termos da lei, à aplicação de juros de mora pelos comercializadores". 

Deste modo, e em "face das situações identificadas e dos diferentes regimes legais potencialmente aplicáveis", a ERSE recomenda:

  • A aplicação da taxa de juro civil supletiva legal aos contratos de fornecimento de energia celebrados com consumidores, tipicamente clientes domésticos fornecidos em Baixa Tensão Normal (BTN) e Baixa Pressão (BP) com consumo inferior ou igual a 10 000m3;
  • Aaplicação das taxas de juro comercial supletivas legais apenas aos contratos de fornecimento de energia celebrados com os restantes clientes;
  • A não cobrança de outros valores pelo não pagamento atempado das faturas que não estejam legal ou regulamentarmente consagrados e que façam incorrer os consumidores em custos acrescidos para além dos juros moratórios legalmente devidos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório