Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Precisa de viajar durante a pandemia? Tome nota destes conselhos

Em primeiro lugar, a segurança. Este é o princípio base. Para onde quer que vá, dentro ou fora de Portugal, deve garantir que o faz em segurança.

Precisa de viajar durante a pandemia? Tome nota destes conselhos
Notícias ao Minuto

11:56 - 17/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Viajar

Se precisa de viajar durante a pandemia saiba que deve sempre garantir que o faz em segurança. O objetivo é não baixar os braços relativamente à Covid-19, mas ao mesmo tempo manter os compromissos diários. É o chamado 'novo' normal. Há, por isso, determinadas viagens de trabalho que têm de ser feitas, mas isso não deve ser encarado como algo negativo. 

Para cumprir com as deslocações inevitáveis e sem levar o medo na bagagem, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) deixa algumas dicas. Tome nota: 

  • Antes de viajar deve avaliar a situação epidémica do país de destino, bem como a cobertura dos cuidados de saúde;
  • Verificar também se há presença consular portuguesa na zona para onde pretende ir, visto que os postos consulares podem prestar apoio, por exemplo, na emissão de documento de viagem provisório em caso de extravio, facilitação de contacto com unidades de saúde ou apoio jurídico. Caso esteja num país sem representação consular portuguesa, pode pedir apoio à rede consular de países da União Europeia;
  • Confirmar se a entrada no país de destino está autorizada;
  • Adquirir atempadamente os bilhetes;garantir que têm condições de prolongar a permanência no país de destino ou de adquirir novos bilhetes de regresso, se for necessário;
  • Convém ainda consultar previamente o Portal das Comunidades, verificar constantemente as notícias do Ministério dos Negócios Estrangeiros e contactar a embaixada do país de destino;
  • Caso surja alguma dúvida, não hesite: questione a agência de viagens, se for o caso, ou a transportadora aérea; visite o site oficial Your Europe ou contacte o Ministério dos Negócios Estrangeiros.  

E os estudantes? 

"É importante que os estudantes se informem junto das respetivas instituições de ensino (em Portugal e no estrangeiro) para perceberem de que forma as mesmas planeiam avançar com o próximo ano letivo. O poder de decisão está na mão de cada instituição", sublinha a DECO. 

Além disso, os estudantes que estejam em mobilidade devem "respeitar as normas de segurança definidas pelas autoridades". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório