Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Índia investe 422 milhões nas Maldivas para conter influência da China

A Índia anunciou hoje um investimento de 550 milhões de dólares (422 milhões de euros) para construir pontes nas Ilhas Maldivas, numa tentativa de conter a crescente influência da China no Oceano Índico.

Índia investe 422 milhões nas Maldivas para conter influência da China
Notícias ao Minuto

15:28 - 13/08/20 por Lusa

Economia Maldivas

Durante o mandato do ex-Presidente das Maldivas Abdulla Yameen, o arquipélago do sul da Ásia contraiu empréstimos de mil milhões de dólares de Pequim e fez vários contratos com empresas chinesas para projetos de infraestrutura.

Essa relação de dependência financeira alimentou preocupações em Nova Deli e no Ocidente sobre a expansão da influência chinesa na região.

Desde a mudança de liderança nas Maldivas, no final de 2018, a Índia tem tentado reconquistar uma posição nesta nação com 1.192 ilhas.

Este novo investimento eleva a mais de dois mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) o montante prometido pela Índia ao seu vizinho desde a eleição do Presidente Ibrahim Mohamed Solih, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia.

O dinheiro é parte do apoio financeiro para a construção de pontes e estradas para ligar a capital Malé a três ilhas vizinhas, segundo Abdulla Shahid, chefe da diplomacia das Maldivas.

O prazo para conclusão das obras não foi especificado.

"Quando concluído, este projeto será o maior projeto de infraestrutura nas Maldivas", disse Abdulla Shahid num comunicado.

O seu homólogo indiano também prometeu 250 milhões de dólares (210 milhões de euros) para ajudar as Maldivas a enfrentar o surto do novo coronavírus e recuperar da crise económica.

A covid-19 matou 21 pessoas e infetou oficialmente 5.300 pessoas no arquipélago de 340.000 pessoas.

A pandemia afetou fortemente o setor de turismo de luxo das Maldivas, a sua principal fonte de divisas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório