Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Jerónimo Martins multada na Polónia em 26 milhões por preços enganadores

A Jerónimo Martins foi multada em cerca de 26 milhões de euros (115 milhões de zlotys) na Polónia por práticas enganadoras nos preços apresentados nas suas lojas da Biedronka. 

Jerónimo Martins multada na Polónia em 26 milhões por preços enganadores
Notícias ao Minuto

12:44 - 10/08/20 por Noticias ao Minuto com Lusa

Economia Jerónimo Martins

De acordo com uma nota divulgada esta segunda-feira pelo regulador polaco da concorrência, o UOKiK, "o Gabinete da Concorrência e Defesa do Consumidor recebeu inúmeras reclamações de consumidores e informações das Inspeções Provinciais da Inspecção do Comércio relativas à apresentação incorreta de preços nas lojas Biedronka".

De preços mais altos na caixa do que nas prateleiras das lojas à falta de preços nos produtos, as reclamações deram origem à instauração de um processo contra a Jerónimo Martins na Polónia, pode ler-se.

Na sequência das queixas, foi pedida uma ação de fiscalização que viria a confirmar a dimensão da informação incorreta sobre os preços nas lojas da Jerónimo Martins. Mais acrescenta o regulador polaco que foi ainda possível verificar que a prática já se encontra em curso desde, pelo menos, 2016.

Apenas o início do procedimento de fiscalização, no final do ano passado, "contribuiu para as ações tomadas pelos proprietários da Biedronka para resolver as irregularidades identificadas", é indicado na mesma nota. "O presidente do UOKiK monitorizará os efeitos das mudanças implementadas com o objetivo de eliminar as violações dos interesses coletivos do consumidor", remata o regulador.

Entretanto, a Jerónimo Martins já fez saber que irá impugnar judicialmente a decisão. A Jerónimo Martins discorda da mesma e explica as discrepâncias com a "escala de operações da Biedronka", que conta naquele país com "mais de três mil lojas, cerca de 70 mil colaboradores e mais de quatro mil milhões de visitas de clientes entre 2017 e 2020", de acordo com a resposta enviada à Lusa.

"Há sempre a possibilidade de, por erro humano, faltarem alguns preços ou estarem mal colocados", garantiu a mesma fonte.

"A empresa tem tomado medidas robustas, e acima das práticas do mercado, para reduzir estes erros pontuais, tendo estas medidas já produzido efeitos. Mantemo-nos firmes na nossa estratégia de fornecer produtos de qualidade a preços baixos todos os dias, criando valor e apoiando as famílias polacas e a produção e fabrico de alimentos na Polónia, especialmente nestes tempos difíceis", referiu o grupo português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório