Imóveis? Novo Banco pede "opinião independente" a "consultora de renome"

Marques Mendes recebeu uma carta do presidente do Novo Banco onde este informou que a instituição vai "pedir uma opinião independente a uma consultora internacional de renome que possa responder de forma imparcial às dúvidas que foram enunciadas".

Luís Marques Mendes

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
09/08/2020 23:58 ‧ 09/08/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

Marques Mendes

Luís Marques Mendes revelou, no seu habitual comentário no Jornal da Noite da SIC, que recebeu uma carta do presidente do Novo Banco, António Ramalho, após, na semana passada, o ex-líder do PSD ter feito "algumas críticas" à instituição. Em questão estava o assunto da alienação de imóveis do banco. 

"Fiz aqui algumas críticas ao Novo Banco na semana passada designadamente chamar a atenção que era preciso explicar um conjunto de situações e dizendo também que o Novo Banco devia tomar a iniciativa de pedir uma averiguação ou de fazer uma averiguação independente a várias situações", começou por afirmar. 

Neste seguimento, revelou então ter sido o destinatário de "uma carta formal do presidente do Novo Banco, muito correta e muito profissional, dando algumas explicações"

Por um lado, António Ramalho terá explicitado que o Novo Banco "já deu um conjunto de explicações mas vai voltar a dar a dúvidas que existem na Assembleia da República, no próximo mês de setembro", acrescentando que a missiva informava ainda que, "relativamente ao financiamento que foi feito ao comprador, essa operação já tinha uma autorização prévia da Comissão Europeia"

Mas a novidade é que, "nessa carta, apesar de todas estas explicações, o Novo Banco informa que resolveu, mesmo assim, pedir uma opinião independente a uma consultora internacional de renome que possa responder de forma imparcial às dúvidas que foram enunciadas". 

Marques Mendes congratulou a instituição por esta iniciativa porque "quem não deve não teme" e quem "busca a transparência merece ser elogiado e não penalizado". 

De recordar que o jornal Público noticiou no passado dia 28 que um fundo das ilhas Caimão comprou casas do Novo Banco com o crédito desta instituição financeira, num negócio que foi um dos maiores do ramo imobiliário dos últimos anos. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas