Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Encomendas da indústria alemã em junho sobem 27,9% em cadeia

A carteira de encomendas da indústria alemã aumentou 27,9% em junho face a maio e diminuiu 11,3% face ao mesmo mês de 2019 devido ao impacto da pandemia, segundo dados provisórios do instituto federal de estatística alemão (Destatis).

Encomendas da indústria alemã em junho sobem 27,9% em cadeia
Notícias ao Minuto

10:09 - 06/08/20 por Lusa

Economia Indústria

Excluindo as grandes encomendas, a procura aumentou 23,8% em junho em relação ao mês anterior, de acordo com a informação hoje divulgada pelo Destatis.

Ao mesmo tempo, o Destatis confirmou um aumento da procura de 10,4% em maio face a abril e uma diminuição de 29,3% face ao mesmo mês de 2019.

Em comparação com fevereiro, o mês anterior à introdução de restrições para conter a pandemia, a procura diminuiu 11,3% em junho - em dados corrigidos das variações sazonais e de calendário.

Por categorias, a procura de bens de investimento aumentou 45,7%, de bens intermédios 10,6% e de bens de consumo 1,1%.

Na indústria automóvel, a procura voltou a crescer significativamente em junho (66,5%), mas ainda menos 12,2% que a de fevereiro.

Por região, a procura interna aumentou 35,3% e a procura externa 22%.

A procura da zona euro aumentou 22,3%, enquanto que a dos países terceiros cresceu 21,7%.

No conjunto do segundo trimestre, a procura da indústria alemã diminuiu 22,9% devido ao impacto da paralisação resultante do confinamento em abril e, apesar da recuperação em maio e junho, disse o Ministério da Economia num comunicado.

A procura interna foi mais robusta com um declínio de 13,9% do que a proveniente da zona euro e de países terceiros que desceram 26,2% e 30,7% respetivamente.

Depois de uma reativação inicial em maio, a recuperação da procura em junho está a progredir bem e atingiu novamente 90,7% em comparação com o quarto trimestre de 2019, antes do início da pandemia.

No entanto, as encomendas do estrangeiro estão atrasadas em relação aos desenvolvimentos internos, o que explica porque é que o processo de recuperação será mais lento, acrescenta o comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório