Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Suspensa circulação de veículos como o que provocou acidente em Soure

Dias após o acidente com um comboio Alfa pendular que vitimou duas pessoas e provocou dezenas de feridos, o IMT decidiu tomar esta decisão temporária, até que "o sistema de proteção automática seja implementado”.

Suspensa circulação de veículos como o que provocou acidente em Soure
Notícias ao Minuto

14:21 - 05/08/20 por Notícias ao Minuto

País Soure

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) determinou, esta quarta-feira, a suspensão da circulação dos veículos que não estejam equipados com o sistema de limite de velocidade (Convel), como o que motivou o acidente com o comboio Alfa em Soure Esta medida vigorará até "à implementação de medidas adicionais e complementares mitigadoras do risco". 

Em comunicado enviado às redações, o IMT (que assegura as funções da Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária) refere que recebeu o relatório de investigação do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários, onde se refere que a "ultrapassagem indevida de um sinal na posição de fechado (SPAD) por um Veículo Motorizado Especial (VME), à saída da estação de Soure" veio "demonstrar a urgência da prossecução das ações iniciadas e em curso no âmbito das recomendações emitidas". 

Perante este cenário, a Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária exigiu à Infraestruturas de Portugal que sejam "adotadas medidas adicionais e complementares mitigadoras de risco que permitam a circulação destes veículos não equipados com Convel". Até lá, "a circulação destes veículos encontra-se suspensa". 

Ainda em relação às medidas a adotar, refere o IMT que a Infraestruturas de Portugal garante estar a "avaliar a possibilidade de, juntamente com outros parceiros nacionais, estudarem e implementarem uma solução que tire partido da infraestrutura Convel existente e que possa assim mitigar o risco de SPAD [ultrapassagem indevida de um sinal na posição de fechado]". 

Ora, o IMT já "requereu uma avaliação urgente da viabilidade da solução e, caso viável, a consequente implementação igualmente urgente". Mas, até lá, mantém-se a suspensão dos veículos em causa. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório