Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

BCE opta por 'esperar para ver'. Mantém taxas e pacote de estímulos

A decisão de política monetária foi tomada esta quinta-feira e já era esperada pelos investidores.

BCE opta por 'esperar para ver'. Mantém taxas e pacote de estímulos
Notícias ao Minuto

12:59 - 16/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as taxas de juro na reunião de política monetária que terminou esta quinta-feira. O pacote de estímulos também foi mantido, em linha com o que era esperado pelos investidores

A reunião do BCE precede o Conselho Europeu que vai juntar os líderes da União Europeia (UE) na sexta-feira e no sábado para negociar um programa de recuperação após a crise causada pela pandemia de Covid-19.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse na semana passada em entrevista ao Financial Times que a entidade monetária aprovou muitas medidas que foram efetivas, sugerindo que agora quer esperar para ver o seu efeito.

Na sua última reunião de política monetária, em junho, o BCE anunciou a decisão de aumentar em 600 mil milhões de euros o volume do programa de compra de ativos de emergência (PEPP) destinado a limitar o impacto da crise causada pela pandemia.

O montante global deste programa, que foi lançado em março passado, ascende agora a 1,35 biliões de euros, tendo o BCE alargado a sua duração pelo menos até ao final de junho de 2021.

Inicialmente o programa previa a compra de 750 mil milhões de euros de dívida até ao final deste ano, uma medida destinada a apoiar a economia da zona euro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório