Meteorologia

  • 10 AGOSTO 2020
Tempo
27º
MIN 18º MÁX 27º

Edição

Centeno no BdP? "Ninguém tem dúvidas da seriedade e independência"

Sobre a questão da independência, levantada pela ida de Centeno para o Banco de Portugal, Leão garante: "Ninguém tem dúvidas que o professor Mário Centeno, no exercício das suas funções, não vai ser uma pessoa independente, objetiva e séria como sempre foi".

Centeno no BdP? "Ninguém tem dúvidas da seriedade e independência"

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, considera que "ninguém tem dúvidas" que Mário Centeno vai desempenhar as funções de governador do Banco de Portugal (BdP) com "independência" e "seriedade", no dia em que o Parlamento vota o relatório da audição de Centeno sobre ida para o BdP

"Se há coisa [pela qual] o professor Mário Centeno é conhecido é pelo seu rigor e objetividade. Ninguém tem dúvidas que o professor Mário Centeno, no exercício das suas funções, não vai ser uma pessoa independente, objetiva e séria como sempre foi", disse João Leão, na comissão de orçamento e finanças. "Penso que ninguém tem dúvidas da seriedade e da independência com que [Centeno] vai exercer as funções", rematou. 

E foi mais longe: "Aliás, ele até quando estava no Governo era acusado por vários partidos da oposição de ser uma pessoa independente, séria e responsável. Agora que vai para o Banco de Portugal já não é?". 

Os deputados da comissão de orçamento votam hoje o relatório da audição de Mário Centeno no âmbito da proposta de designação para o cargo de Governador do Banco de Portugal. 

O Supremo Tribunal Administrativo rejeitou, na terça-feira, a providência cautelar da Iniciativa Liberal (IL) para travar a nomeação de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal, manifestando-se incompetente para apreciar este "ato político".

O primeiro-ministro escreveu, no dia 25 de junho, ao presidente da Assembleia da República a comunicar a proposta do Governo para nomear o ex-ministro das Finanças Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório