O saldo final é resultado da diferença entre as exportações de janeiro a dezembro, que totalizaram 242,1 mil milhões de dólares (177,2 mil milhões de euros), contra as importações do mesmo período, no valor de 239,6 mil milhões de dólares (175,4 mil milhões de euros).
Ao anunciar o resultado, o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Daniel Godinho, afirmou que o resultado "é conjuntural" e atribuiu o mau desempenho à queda na produção e exportação de petróleo, bem como à diminuição da demanda internacional.
Apenas em dezembro, o saldo comercial brasileiro ficou positivo em 2,654 mil milhões de dólares (1,94 mil milhão de euros), representando uma subida de 18,3 por cento em relação ao mesmo período de 2012.
As exportações daquele mês foram impulsionadas principalmente pela venda ao exterior de produtos manufaturados, com destaque para plataformas de petróleo.
Já nas importações, houve um aumento de 13,8 por cento na compra de combustíveis e lubrificantes e uma queda na aquisição de matérias-primas e bens de consumo.