Balança comercial brasileira com pior superavit desde 2001

O saldo comercial do Brasil terminou o ano de 2013 com um superavit "tímido" de 2,561 mil milhões de dólares (1,87 mil milhão de euros), o menor valor registado desde 2001, segundo dados oficiais do Governo.

Empresas no Brasil são as mais demoradas a preparar impostos

© Reuters

Lusa
02/01/2014 21:35 ‧ 02/01/2014 por Lusa

Economia

Saldo

O saldo final é resultado da diferença entre as exportações de janeiro a dezembro, que totalizaram 242,1 mil milhões de dólares (177,2 mil milhões de euros), contra as importações do mesmo período, no valor de 239,6 mil milhões de dólares (175,4 mil milhões de euros).

Ao anunciar o resultado, o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Daniel Godinho, afirmou que o resultado "é conjuntural" e atribuiu o mau desempenho à queda na produção e exportação de petróleo, bem como à diminuição da demanda internacional.

Apenas em dezembro, o saldo comercial brasileiro ficou positivo em 2,654 mil milhões de dólares (1,94 mil milhão de euros), representando uma subida de 18,3 por cento em relação ao mesmo período de 2012.

As exportações daquele mês foram impulsionadas principalmente pela venda ao exterior de produtos manufaturados, com destaque para plataformas de petróleo.

Já nas importações, houve um aumento de 13,8 por cento na compra de combustíveis e lubrificantes e uma queda na aquisição de matérias-primas e bens de consumo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas