Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Apple ganha 'batalha' contra a UE. Processo ascendia a 13 mil milhões

O Tribunal Geral da União Europeia decidiu anular a multa de 13 mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia à gigante tecnológica Apple, por alegados benefícios fiscais ilegais na Irlanda, apoiando a companhia norte-americana.

Apple ganha 'batalha' contra a UE. Processo ascendia a 13 mil milhões
Notícias ao Minuto

10:23 - 15/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Apple

A Apple venceu uma 'batalha legal' contra a União Europeia (UE), com o Tribunal Geral da União Europeia (UE) a ficar do lado da gigante norte-americana no caso dos alegados apoios fiscais concedidos pela Irlanda. Deste modo, a Apple evita ter de pagar 13,1 mil milhões de euros. 

Em causa está o facto de Bruxelas estimar que a Apple pagou menos impostos na Irlanda devido a um acordo fiscal com as autoridades locais.

A Apple contestou a decisão, que a obrigava a devolver tal quantia ao Estado irlandês, num processo judicial que se arrastou no Luxemburgo, e foi agora apoiada pelo Tribunal Geral da UE.

No entanto, o tribunal da UE revelou agora que a Comissão Europeia não conseguiu provar que houve realmente uma vantagem providenciada pelo governo irlandês à gigante tecnológica.

"O Tribunal Geral anula a decisão impugnada porque a Comissão Europeia não conseguiu provar, segundo a norma jurídica necessária, que existiram benefícios" ilegais, informa a estrutura em nota de imprensa hoje divulgada.

A sede da Apple na Europa é na Irlanda, onde a multinacional norte-americana declara os lucros obtidos nos mercados do designado Velho Continente, bem como em África, Médio Oriente e na Índia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório