Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Cerca de 190 milhões gastos em Macau para dinamizar economia

Cerca de 1,74 mil milhões de patacas (190 milhões de euros) foram gastas em Macau com o cartão de consumo criado para relançar a economia afetada pela pandemia da covid-19, informaram hoje as autoridades.

Cerca de 190 milhões gastos em Macau para dinamizar economia
Notícias ao Minuto

08:39 - 15/07/20 por Lusa

Economia Covid-19

De acordo com a Direção dos Serviços de Economia, cerca de 63% das mais de 19,4 milhões de transações beneficiaram pequenas e médias empresas (PME), sendo a restauração (24%) e o comércio a retalho (70%) os setores mais beneficiados.

Cerca de 40% do montante total de transações feitas através do cartão de consumo eletrónico tiveram lugar em estabelecimentos com menos de 20 trabalhadores, acrescentou.

O cartão de consumo eletrónico foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo Governo de Macau para responder à crise provocada pela pandemia.

Um primeiro montante de três mil patacas (330 euros) foi atribuído aos mais de 600 mil residentes, para ser gasto em maio, junho e julho. A partir de agosto, os residentes voltam a receber mais cinco mil patacas (550 euros).

"Com vista a dinamizar a economia, alargar a procura interna, mitigar as dificuldades enfrentadas pelas empresas na exploração de negócios, estabilizar o mercado de emprego e, ao mesmo tempo, atenuar a pressão económica dos residentes, o Governo da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] lançou o cartão de consumo eletrónico num valor total de oito mil patacas [880 euros], distribuídas em duas fases", indicou, na mesma nota.

No final de junho, o chefe do Executivo de Macau apontou para dezembro o início da recuperação económica do território, avisando que o Governo pretende conter as despesas, mas só aquelas não "relacionadas com o bem-estar dos cidadãos".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou uma contração de 29,6% da economia de Macau este ano, devido à pandemia da covid-19, num território cuja economia é altamente dependente do jogo e que registou receitas de 292,4 mil milhões de patacas (cerca de 32,2 mil milhões de euros) no final de 2019, com o Governo a estimar um défice de 40 mil milhões de patacas (cerca de 4,4 mil milhões de euros) este ano.

Macau foi dos primeiros territórios a identificar casos de infeção com a covid-19, antes do final de janeiro.

O território registou então uma primeira vaga de dez casos.

Seguiu-se outra de 35 casos a partir de março, todos importados, uma situação associada ao regresso de residentes, muitos estudantes no ensino superior em países estrangeiros.

O caso mais recente, o 46.º desde que o surto começou, registou-se a 25 de junho. Macau não registou qualquer morte associada à doença.

A pandemia de covid-19 já causou mais de 574 mil mortos e infetou quase 13,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório