Bruxelas aprova apoio de 50 milhões para modernizar Linha de Cascais

O objetivo é modernizar a linha ferroviária que faz a ligação entre Lisboa e Cascais.

Linha de Cascais Comboios

© Global Imagens

Beatriz Vasconcelos
09/07/2020 11:00 ‧ 09/07/2020 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Linha de Cascais

A Comissão Europeia aprovou um investimento de 50 milhões de euros do Fundo de Coesão para a modernização da ligação ferroviária de cerca de 25 quilómetros que liga Lisboa a Cascais. Com este investimento serão instalados novos sistemas elétricos, de sinalização e de controlo. 

"A linha Lisboa-Cascais é a segunda mais movimentada da rede ferroviária nacional. Ao torná-la mais segura e mais eficiente, queremos incentivar a transição dos carros para os transportes públicos de dezenas de milhares de pessoas que se deslocam para Lisboa todos os dias e, assim, reduzir a congestão do tráfego e a poluição, a fim de obter um ambiente urbano mais saudável e mais limpo", refere a comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O objetivo deste investimento passa por "tornar as viagens de comboio mais seguras e eficientes do ponto de vista energético", na Linha de Cascais. 

Além disso, a Comissão Europeia adianta ainda que com estes "esforços de modernização" do sistema elétrico, "estima-se que o consumo de energia seja reduzido em 50% até 2023".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas