Meteorologia

  • 10 AGOSTO 2020
Tempo
24º
MIN 18º MÁX 27º

Edição

Retoma do comboio Celta entre Porto e Vigo aguarda decisão

A retoma da circulação do comboio Celta, que faz a ligação entre Porto e Vigo, aguarda decisão da CP e da espanhola Renfe, cujas propostas apresentadas estão em fase de apreciação, revelou hoje a operadora portuguesa.

Retoma do comboio Celta entre Porto e Vigo aguarda decisão
Notícias ao Minuto

19:18 - 07/07/20 por Lusa

Economia Covid-19

As ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha estão suspensas desde 17 de março, altura em que encerraram as fronteiras terrestres.

Apesar de terem sido reabertas as fronteiras terrestres no dia 01 de julho, o serviço ainda não foi reposto, estando dependente de decisão das duas operadoras.

"Ambas as operadoras apresentaram as suas propostas que estão em fase de apreciação. A CP - Comboios de Portugal, em articulação com a tutela, está a analisar as propostas e, oportunamente, dará mais informação relativamente a esta questão", esclareceu a CP, em resposta à Lusa.

Já a operadora espanhol adiantava, numa resposta à associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, enviada a 01 de julho, que para os próximos dias está agendada uma reunião, para discutir, entre outros temas, a retoma do serviço do comboio 'Celta', pelo que, no momento, não era possível facilitar mais informação.

Nessa missiva, a que a Lusa teve acesso, a RENFE sublinha, contudo, que sendo este um serviço operado conjuntamente com a CP, as decisões sobre esta ligação serão "adotadas conjuntamente".

Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a Renfe, iniciou a sua atividade em julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

Esta ligação veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 538 mil mortos e infetou mais de 11,64 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.629 pessoas das 44.416 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório