Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Trabalhadores da Linha do Sado em greve parcial na próxima semana

O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante marcou uma greve parcial, a realizar entre segunda e sexta-feira, das 05:00 às 08:00, pelos trabalhadores da Linha do Sado, percurso entre Barreiro e Praias do Sado--A.

Trabalhadores da Linha do Sado em greve parcial na próxima semana
Notícias ao Minuto

16:39 - 05/07/20 por Lusa

Economia Linha do Sado

Em comunicado hoje divulgado, o sindicato, que representa os trabalhadores ferroviários das carreiras comerciais, transportes e chefias diretas da CP, informa que vai dar início a várias jornadas de luta com a primeira a decorrer na Linha do Sado.

Entre as razões apontadas para a greve, o sindicato diz estar contra a gestão operacional da CP, "que coloca trabalhadores em trabalho extraordinário excessivo", e exige a reposição total da oferta de comboios a nível nacional.

A estrutura sindical alega que os trabalhadores estão contra a proposta de regulamento de carreira apresentada pela CP que "extingue as categorias profissionais de operação de revisão e venda e operação venda e controlo e os técnicos comerciais".

Na nota é criticada a proibição imposta nos comboios da linha de Sintra/Azambuja que impede os revisores "de executarem as suas funções de controlo e acompanhamento e intervenção na taxa de ocupação dos comboios", nesta situação de calamidade decretada para a Grande Lisboa devido à pandemia por covid-19 e também a falta de oferta de comboios para os utentes da mesma linha de forma a que se possa reduzir a ocupação nas horas de ponta.

O sindicato remete para a próxima semana a divulgação do calendário das formas de luta que serão realizadas em todo o país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório