Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Taxa de desemprego em Itália sobe para 7,8% em maio

A taxa de desemprego em Itália subiu para 7,8% em maio, mais 1,2 pontos percentuais do que em abril, e a dos jovens para 23,5%, mais dois pontos do que no mês anterior, foi hoje anunciado.

Taxa de desemprego em Itália sobe para 7,8% em maio
Notícias ao Minuto

14:06 - 02/07/20 por Lusa

Economia Itália

Segundo dados publicados hoje pelo instituto nacional de estatística italiano (Istat), entre março e abril, a taxa de desemprego caiu drasticamente e o número de pessoas inativas aumentou, mas com a reabertura do país a tendência inverteu-se e a taxa de pessoas inativas em maio começou a cair.

Em Itália, o confinamento nacional para evitar a propagação da pandemia da covid-19 foi decretado em março e o desconfinamento foi iniciado em 04 de maio.

Em maio, em comparação com abril, o número de pessoas à procura de trabalho aumentou 18,9%, principalmente mulheres (+31,3%), que foram mais penalizadas pela crise da covid-19 do que os homens (+8,8% que procuraram ativamente trabalho em maio em comparação com abril).

A taxa de emprego caiu para 57,6%, menos 0,2 pontos percentuais do que em abril, enquanto a taxa de pessoas inativas também caiu para 37,3%, ou seja, menos 0,6 pontos percentuais do que em abril.

A Istat explicou que o número de pessoas inativas diminuiu 1,6%, o equivalente a 229.000 pessoas.

O Governo italiano estimou em abril que a taxa de desemprego em 2020 subirá para 11,6% enquanto a economia do país se contrairá 8%, o défice subirá para 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida subirá para mais de 155% do PIB.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório