Polémica. Urso em vias de extinção mandado matar após atacar duas pessoas

A ordem de abate está gerar uma onda de indignação em Itália. Ativistas que defendem a proteção e defesa dos direitos dos animais condenam decisão das autoridades.

Urso é apanhado a fugir de uma varanda em Itália!

© All Rights Reserved/Caters Clips/Pxhere

Notícias ao Minuto
27/06/2020 14:51 ‧ 27/06/2020 por Notícias ao Minuto

Mundo

Itália

Um urso atacou dois homens, pai e filho, de 59 e 28 anos respetivamente, que se encontravam a fazer uma caminhada, na passada segunda-feira, na Montanha de Peller, no norte de Trento, em Itália. Ainda que internados num hospitalar a recuperar dos ferimentos, ambos sobreviveram ao encontro com o urso. 

Contudo, refere a Sky News, as autoridades italianas emitiram uma ordem para que o urso responsável seja morto. Esta decisão está a gerar polémica no país, visto que a espécie do animal selvagem em causa encontra-se em vias de extinção. 

Das roupas ensanguentadas das duas vítimas já foram retiradas amostras de ADN, na esperança que permitam identificar exatamente o urso em causa. 

Vários ativistas e figuras públicas italianas já se manifestaram contra a ordem de abate ao animal, incluindo o ministro do Ambiente italiano, Sergio Costa, que repudiou a decisão do governador daquela região, Maurizio Fugatti

"Acredito que é possível reconciliar a segurança da população com a conservação e proteção dos animais selvagens", declarou o ministro numa carta dirigida ao governador. 

De acordo com declarações prestadas pelo jovem atacado ao New York Times, o urso terá aparecido de repente de um arbusto. "Nós não estávamos preparados. Aquele sítio costuma sempre tranquilo. (...) Não tive tempo de reagir", garantiu a vítima.  

Ainda segundo o jovem, o urso atacou-o primeiro e quando o pai o tentou salvar o urso mordeu a perna do progenitor. O filho agitou os braços e gritou para chamar à atenção do animal e este acabou por "miraculosamente" ir-se embora. 

As autoridades estimam que existam entre 82 a 93 ursos castanhos Alpinos naquela região. Esta espécie está em vias de extinção e está a decorrer na União Europeia um programa para salvar este animal. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas