O valor mediano de avaliação bancária foi de 1.114 euros em maio, mais três euros que o observado no mês precedente, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta segunda-feira.
"O valor mediano de avaliação bancária foi 1.114 euros em maio, mais três euros que o observado no mês precedente. Este valor representa uma subida de 0,3% relativamente a abril e um aumento de 8,9% face ao mesmo mês do ano anterior", pode ler-se no relatório do INE.
Porém, sublinha o INE, "dadas as circunstâncias excecionais, o número de avaliações bancárias consideradas ascendeu a cerca de 19 mil, menos 21% que no mesmo período do mês do ano anterior".
A nível regional, a maior subida face ao mês anterior registou-se no Alentejo (3,1%). A única descida foi observada na Região Autónoma da Madeira (-0,5%).
Além disso, emcomparação com o mesmo período do ano anterior, o valor mediano das avaliações cresceu 8,9%. A taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações verificou-se na Área Metropolitana de Lisboa (11,2%) e a menor no Alentejo (2,5%).