A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou, na segunda-feira, que o simulador de preços da eletricidade passa agora a incluir ofertas ofertas comerciais com mecanismos de indexação de preços ao mercado diário de eletricidade.
"O simulador de preços de energia da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos passa, a partir de agora, a incluir também ofertas comerciais com mecanismos de indexação de preços ao mercado diário de eletricidade, destinadas aos consumidores domésticos e pequenos negócios", sublinha a ERSE, em comunicado.
Em causa, explica o regulador da energia, estão as ofertas que se caracterizam por ter "o preço de energia mensal indexado ao valor médio registado no mercado grossista de eletricidade diário do OMIE, o operador de mercado elétrico na Península Ibérica", pode ler-se.
Diferenciam-se das restantes porque "ao contrário das ofertas comerciais disponibilizadas até agora, que apresentam um preço de energia constante por 12 meses, nas ofertas indexadas ao mercado ‘spot’ o preço da eletricidade muda mensalmente, em função da evolução dos preços de eletricidade registada no mercado ‘spot’ do OMIE".