Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Suécia anuncia mais 566 milhões para testes e rastreio de contactos

O Governo da Suécia anunciou hoje que vai destinar 5,9 mil milhões de coroas (566 milhões de euros) adicionais para a realização de mais testes de diagnóstico e serológicos de covid-19 e rastreio de contactos dos infetados.

Suécia anuncia mais 566 milhões para testes e rastreio de contactos
Notícias ao Minuto

15:51 - 04/06/20 por Lusa

Economia Coronavírus

O executivo sueco tinha fixado há duas semanas o objetivo de fazer 100.000 testes por semana, mas os números mostram que apenas se atingiu um terço dessa meta, segundo as autoridades regionais devido a problemas logísticos.

"Com esta aposta, asseguramos que haja recursos suficientes para apoiar as regiões no aumento da sua capacidade. Fica muito claro que é o governo a assumir o custo", disse o ministro das Finanças, Per Bolund, em conferência de imprensa.

Presente na mesma conferência, a ministra dos Assuntos Sociais, Lena Hallengren, afirmou que, com este plano, acabam-se "as confusões", sublinhando no entanto que início da campanha maciça de testes depende de cada região.

"Tivemos durante muito tempo uma tendência decrescente de casos. Agora estamos num planalto e devemos pensar no que fazer para o superar e reduzir ainda mais. Fazer mais testes e rastrear é uma possibilidade adequada", afirmou, noutra conferência de imprensa, o epidemiologista chefe da agência de saúde pública (FI), Anders Tegnell.

Este responsável, que desenhou a resposta da Suécia à pandemia, admitiu na quarta-feira que morreram demasiadas pessoas devido ao novo coronavírus e que podiam ter sido impostas mais restrições, apesar de ter dúvidas sobre quais seriam mais eficazes.

A estratégia sueca focou-se no isolamento de grupos de risco e no apelo à responsabilidade individual dos cidadãos, assente sobretudo em recomendações à população, não tendo sido ordenado o confinamento da população nem o encerramento de escolas, ginásios, restaurantes, cafés ou bares.

Até ao momento, o país regista 41.883 casos de infeção pelo novo coronavírus e 4.562 mortes associadas à covid-19, uma taxa de mortalidade muito superior à dos países vizinhos e à de países com a mesma população, como Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório