Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vendas do comércio a retalho em Espanha com queda de 31,5% em abril

As vendas do comércio a retalho em Espanha caíram 31,5% em abril em relação a um ano antes, devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19, a maior queda desde o início da recolha de dados estatísticos em 2000.

Vendas do comércio a retalho em Espanha com queda de 31,5% em abril
Notícias ao Minuto

10:45 - 28/05/20 por Lusa

Economia comércio a retalho

De acordo com os dados fornecidos hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, desde março, quando as lojas permaneceram abertas até meados do mês, a descida no comércio foi de 20,4%.

Esta quebra afetou em particular o comércio retalhista de vestuário e o calçado (menos 60%), sendo o segmento com maior volume de vendas o alimentar (menos 8,6%).

Segundo o INE, em abril houve uma situação "sem precedentes", uma vez que quase 46% das empresas de retalho estavam fechadas ao público e só podiam realizar vendas 'online', a primeira vez que tal aconteceu.

Por outro lado, as vendas das empresas cuja atividade principal é o comércio a retalho por correspondência ou pela internet, como a Amazon, cresceram 52,9% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Desde o mesmo mês de 2019, as vendas de produtos não alimentares também registaram as maiores diminuições (menos 53,2%), as de vestuário e calçado (menos 81,4%) e as de equipamento doméstico (menos 59,1%).

Com o estado de emergência em vigor desde 15 de março, os consumidores têm preferido fazer as suas compras alimentares em grandes cadeias, cujas vendas a anuais cresceram 9,1%, e nas grandes superfícies, que aumentaram as vendas em 6,1%, em detrimento das pequenas lojas e das pequenas cadeias de supermercados, cuja atividade diminuiu 16,9% e 8,2%, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório