Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sejamos "francos. Não é possível retomar atividade sem constrangimentos"

António Costa considerou que os constrangimentos são necessários para ganhar a confiança dos portugueses e esta, por sua vez, é "fundamental para que toda a cadeia económica se possa estabelecer".

Sejamos "francos. Não é possível retomar atividade sem constrangimentos"
Notícias ao Minuto

11:39 - 12/05/20 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Economia Covid-19

António Costa mostrou-se, esta terça-feira, compreensivo com o setor da restauração, cujos 'players' reclamam pelas condições que serão obrigados a adotar aquando da reabertura de portas. "Não é possível retomar a atividade sem constrangimentos" que "geram incómodos", considerou o primeiro-ministro.

Decorreu, na manhã de hoje, no Palácio da Ajuda, a cerimónia de assinatura de Declaração de Compromisso dos Parceiros Sociais para a retoma económica e de assinatura do Protocolo de Cooperação entre a AHRESP e a DGS. E, em declarações aos jornalistas, o chefe de Governo revelou que "este compromisso global [controlo da pandemia] tem de ter declinações diversas para cada setor de atividade".

"É preciso sermos francos", continuou, "não é possível retomar a atividade sem constrangimentos" que "geram incómodos". Compreendeu António Costa que é difícil "abrir restaurantes com estas condições", mas "viver com o vírus implica viver com muitas limitações", que são "essenciais para que o cidadão tenha confiança". E esta confiança é "fundamental para que toda a cadeia económica se possa estabelecer".

A assinatura deste acordo é o "primeiro passo para concretizar o esforço comum de recuperação da economia". Mas "este primeiro passo é só" mesmo isso, "um primeiro passo", porque "esta crise do Covid deixou feridas profundas no nosso tecido económico e social". O desemprego, recordou, "não está nos 6,4 que estava em fevereiro. A economia não está a crescer como estava. A retoma e a recuperação de emprego são as próximas prioridades". 

As medidas que foram definidas para a atividade económica no âmbito do combate à pandemia de Covid-19 "tiveram impacto" no tecido económico. A pensar nestas organizações que tiveram de fechar, ou limitar a sua atividade, foram definidas e aprovadas garantias num valor superior a 5 mil milhões de euros "e começamos a aproximar-nos do limite máximo desta linha de crédito", avisou. 

No que diz respeito ao regime de lay-off, o primeiro-ministro sustentou que já foram pagos até ao final de abril todos os requerimentos válidos até ao dia 1 desse mês. Neste ponto, António Costa reiterou o compromisso de pagar até ao final desta semana (dia 15) todos os requerimentos válidos que entraram até ao final de abril. "Foi um esforço gigantesco pedido à Segurança Social", acentuou.

A atribuição destes apoios tem de obedecer a regras, alertou o governante, considerando que "este dinheiro tem de ser distribuído com critério porque se trata de dinheiro dos contribuintes, que estarão cá amanhã para nos pedir contas". Neste processo, a "transparência" deve ser um ponto de honra e, por isso, "é bom que sejam os bancos a poderem tomar a decisão". O Governo cá estará e assumirá "a responsabilidade" porque é "parte do risco". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório