Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Imobiliário. Cinco dicas para comprar casa durante a pandemia

Há negócios que não podem ser adiados. Saiba como fazer um bom investimento.

Imobiliário. Cinco dicas para comprar casa durante a pandemia

Há negócios que não podem ser adiados e, por isso, há quem tenha de comprar casa neste período. Apesar de parecer mais difícil, há um conjunto de dicas que podem ajudar a fazer um bom investimento mesmo em tempo de pandemia.

Para quem está a pensar adquirir um imóvel, Nuno Garcia, diretor-geral da GesConsult, empresa de gestão e fiscalização de obras, dá cinco conselhos para garantir um bom investimento:

  1. Visite mais imóveis - "Com o país em isolamento social, muitas das visitas aos imóveis estão a ser feitas virtualmente, poupando-se tempo em deslocações. Aproveite a oportunidade e facilidade de chegar aos imóveis para ver mais opções, garantindo que faz a escolha mais acertada, e eleja um top3 para visitar presencialmente, quando terminar a fase de pandemia. A visita física é essencial numa fase posterior, para ver todos os pormenores que não conseguirá perceber online."
  2. Negoceie melhor - "Há menos procura e muitas casas disponíveis para compra. Se há uns meses um imóvel podia entrar no mercado e ser vendido no espaço de um ou dois dias, agora pode demorar meses. Para tentar escoar os imóveis, é expectável que os proprietários baixem os preços e que estejam também mais disponíveis para negociar. Aproveite a oportunidade: informe-se, analise o mercado na zona onde pretende adquirir um imóvel e esteja preparado para negociar com o proprietário ou com o agente imobiliário, garantindo um bom negócio."
  3. Pense no que de facto valoriza - "Estamos a passar mais tempo em casa, fechados e a lidar com problemas que antes não tínhamos: falta de espaço para que cada um possa fazer as suas atividades isoladamente, falta de espaços exteriores, sala sem luz natural, ou mesmo o barulho dos vizinhos. Aproveite esta fase para perceber o que de facto valoriza numa habitação, para que procure uma solução à sua medida. Se valoriza um bom isolamento acústico, se gostaria de ter um jardim e se está a pensar aumentar a família, deve procurar uma casa que responda já a essas necessidades."
  4. Garanta o crédito bancário - "Com a situação de pandemia que estamos a viver, há uma maior resistência dos bancos em dar crédito, o que pode inviabilizar muitos negócios. Se houver necessidade de ter um crédito à habitação, fale primeiro com o seu banco e perceba quais as possibilidades de o conseguir e que valores conseguirá atingir, para que, mais à frente, depois de escolher a casa que deseja, não a perca por falta de aprovação do crédito."
  5. Aproveite para investir - "Se tiver algumas poupanças, aproveite para investir em imobiliário, mercado que dá sempre bons retornos. Com a baixa de preços e uma maior abertura para negociar, esta é uma ótima altura para comprar alguns bens, que poderá, depois, colocar no mercado de arrendamento, ou até vender quando o mercado voltar a estar em alta. As crises são cíclicas e retomaremos a procura e os valores habitais a médio prazo, pelo que facilmente lucrará com o investimento."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório