Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Trabalhadores denunciam despedimentos no Parque Industrial da Autoeuropa

A Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa, em Palmela, denunciou hoje o "despedimento de mais de 300 trabalhadores precários" devido à pandemia da covid-19 e exigiu uma tomada de posição das empresas e do Governo.

Trabalhadores denunciam despedimentos no Parque Industrial da Autoeuropa
Notícias ao Minuto

21:18 - 01/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Já foram despedidos mais de 300 trabalhadores temporários de diversas empresas do Parque Industrial da Autoeuropa e, de acordo com os dados que recolhemos, há muitos mais que estão na iminência de também serem despedidos", disse à agência Lusa Daniel Bernardino, Coordenador das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa.

O representante dos trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa - onde exercem a atividade mais de 10.000 colaboradores de diversas empresas, incluindo os funcionários da fábrica da Volkswagen -- sublinhou ainda que muitos destes trabalhadores precários despedidos ficam numa "situação imediata de carência financeira" e "à beira do limiar da pobreza".

Em comunicado hoje divulgado, a Coordenadora da Comissão de Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa também denuncia o "despedimento generalizado de trabalhadores com contrato temporário" e a "aplicação de 'lay-off' em várias empresas", desde o passado dia 16 de março, e considera que as medidas anunciadas pelo Governo nos últimos dias não só não protegem os trabalhadores precários, como também penalizam mais os trabalhadores do que as empresas.

"As medidas tomadas pelo Governo, a aplicação de 'lay-off' simplificado, penaliza mais trabalhadores e Segurança Social", sublinha o comunicado, salientando que está prevista uma "isenção de impostos às empresas (TSU - Taxa Social Única)", mas não para os trabalhadores (IRS - Imposto sobre Rendimento de Singulares), o que, na opinião da coordenadora, terá como consequência uma descapitalização da Segurança Social.

"Os trabalhadores são mais penalizados, pois mesmo recebendo 2/3 do ordenado, continuam a pagar os seus impostos, o que origina uma dupla penalização e respetiva perda acentuada de rendimento. Não é aceitável que a maior fatia do esforço financeiro recaia mais uma vez nos trabalhadores", acrescenta o comunicado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 905 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 46 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 176.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes e 8.251 casos de infeções confirmadas. Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório