Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Falta de apoio a trabalhadores pode levar a uma "convulsão social"

A UGT manifestou hoje ao Presidente da República a sua preocupação pelos postos de trabalho face aos efeitos da pandemia e considerou que a falta de apoio aos trabalhadores e às suas famílias pode levar à convulsão social.

Falta de apoio a trabalhadores pode levar a uma "convulsão social"
Notícias ao Minuto

20:19 - 01/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Manifestámos ao Presidente da República a nossa grande preocupação quanto aos postos de trabalho, dado que muitas empresas estão a aproveitar-se da crise causada pela pandemia da covid-19 para despedir. E deixámos-lhe a mensagem de que ninguém deve ser deixado para trás, pois não queremos que surja convulsão social por falta de apoio às famílias", disse à Lusa o secretário-geral da UGT.

Segundo Carlos Silva, a reunião entre a UGT e o Presidente da República "correu muito bem" e foi uma oportunidade para a central reafirmar a sua posição em relação a várias questões da atualidade.

A central sindical aproveitou para denunciar junto de Marcelo Rebelo de Sousa os casos de "assédio moral" de que estão a ser vítimas muitos trabalhadores, a quem tentam reduzir a remuneração e os direitos ou o posto de trabalho.

O líder da UGT considerou importante os apoios que estão a ser facultados às empresas, mas defendeu que, para acederem a eles, têm de garantir os empregos e os direitos dos trabalhadores.

"É preciso pensar nas empresas, mas também é preciso pensar nos trabalhadores, porque existem muitas empresas sem escrúpulos", disse à Lusa, acrescentando que há empresas a aproveitar-se da situação causada pela covid-19 para despedir trabalhadores sem justificação e para equilibrar contas que já estavam mal.

O sindicalista referiu a TAP e a ANA como maus exemplos.

O secretário-geral criticou a TAP por esta ter dispensado 100 trabalhadores em meados de março e defendeu que a transportadora aérea deveria voltar a ser nacionalizada.

Carlos Silva considerou também um abuso que a ANA tivesse apresentado propostas aos sindicatos para que os trabalhadores escolhessem entre rescisões por mútuo acordo, suspensão temporária do contrato de trabalho (lay-off) ou férias compulsivas.

"É preciso apoiar as empresa, mas é preciso manter o respeito pelas leis laborais. Quem cometer abusos tem de ser castigado", disse Carlos Silva.

O sindicalista manifestou ainda preocupação quanto à sobrevivência das microempresas e defendeu que essas precisam mesmo de apoios diretos do Estado porque "a banca está a fazer negócio com as linhas de crédito, cobrando taxas muito elevadas".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 870 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 44 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes e 8.251 casos de infeções confirmadas. Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório