Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Dívida pública cresceu em fevereiro. Está acima dos 255 mil milhões

Dados foram divulgados pelo banco de portugal.

Dívida pública cresceu em fevereiro. Está acima dos 255 mil milhões
Notícias ao Minuto

10:40 - 01/04/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Dívida pública

A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - aumentou para 255.369 milhões até fevereiro, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em janeiro, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 252,3 mil milhões, o que significa um aumento de cerca de três mil milhões. 

A dívida pública tinha iniciado uma trajetória de redução em setembro de 2019, que durou até ao virar do ano. Este é, por isso, o segundo acréscimo consecutivo do valor da dívida pública. 

"Em fevereiro de 2020, a dívida pública situou-se em 255,4 mil milhões de euros, aumentando 3,0 mil milhões de euros relativamente ao mês anterior. Para este acréscimo contribuiu o aumento dos títulos de dívida (2,7 mil milhões de euros) e das responsabilidades em depósitos (0,4 mil milhões de euros), por via, principalmente, de certificados do Tesouro", pode ler-se no comunicado do BdP.

Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 3,3 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos diminuiu 0,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 234,7 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório