Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19. Regime de lay-off alargado a mais empresas

O Governo decidiu alargar o leque de empresas que podem aceder a este novo regime. Formulários serão disponibilizados amanhã.

Covid-19. Regime de lay-off alargado a mais empresas
Notícias ao Minuto

15:33 - 26/03/20 por Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

O Governo aprovou, esta quinta-feira, uma série de medidas que visam reduzir o impacto económico da Covid-19 na economia, entre as quais o lay-off, que "estabelece uma medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho" e ao qual podem aceder as empresas com uma quebra de 40% da faturação

"De forma a apoiar a manutenção dos postos de trabalho e a evitar despedimentos por razões económicas, o diploma prevê que tenham acesso a este regime: As empresas ou estabelecimentos cujo encerramento total ou parcial tenha sido decretado por decisão das autoridades politicas ou de saúde; as empresas que experienciem uma paragem total ou parcial da sua atividade que resulte da interrupção das cadeias de abastecimento globais, ou a suspensão ou cancelamento de encomendas; a queda acentuada de, pelo menos 40% da faturação, por referência ao mês anterior ou período homólogo", pode ler-se no comunicado. 

No comunicado anterior, o Governo dizia que esta queda tinha de se verificar num período de dois meses, o que condicionava o acesso ao regime.

Além disso, o "diploma aprovado estipula que durante o período de redução ou suspensão, bem como nos 60 dias seguintes à sua aplicação, o empregador não pode cessar contratos de trabalho, através de despedimento coletivo ou por extinção do posto de trabalho, relativamente aos trabalhadores abrangidos pelas medidas de apoio", pode ler-se. 

Siza Vieira detalhou, em conferência de imprensa, que o formulário de acesso será disponibilizado amanhã. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório