Meteorologia

  • 01 ABRIL 2020
Tempo
14º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Embraer regista prejuízo de 240 milhões de euros em 2019

A fabricante de aeronaves brasileira Embraer registou perdas de 1,3 mil milhões de reais (cerca de 240 milhões de euros) em 2019, segundo um comunicado divulgado hoje pela empresa ao mercado.

Embraer regista prejuízo de 240 milhões de euros em 2019
Notícias ao Minuto

14:09 - 26/03/20 por Lusa

Economia Embraer

A Embraer atribuiu as perdas ao menor resultado operacional e ao aumento de impostos no ano passado.

Apesar das perdas, a receita bruta da empresa aumentou 16,4%, para 21,8 mil milhões de reais (3,9 mil milhões de euros), impulsionada principalmente pela variação cambial e pelo aumento do volume de negócios nas áreas de Defesa e Segurança (39%), Aviação Executiva (35%) e Serviços e Suporte (16%).

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado somou 725,6 milhões de reais (132,2 milhões de euros), com margem de 3,3%.

A Embraer informou também que entregou 89 aeronaves comerciais e 109 jatos executivos aos seus clientes no ano passado. Em 2018, a empresa entregou 90 aeronaves comerciais e 91 executivas.

Segundo a fabricante de aeronaves brasileira, a carteira de pedidos totalizava 16,8 mil milhões de dólares (3 mil milhões de euros) no final do ano passado.

No comunicado, a Embraer afirmou que até o momento não sofreu atrasos na sua cadeia de peças, operação de fabricação ou impactos "relevantes" na procura dos seus produtos como resultado da crise causada pela pandemia de covid-19.

No entanto, a empresa especificou que suspendeu as projeções dos resultados para 2020 "devido à incerteza relacionada ao impacto da propagação do novo coronavírus".

"Se as medidas tomadas em todo o mundo na tentativa de retardar a propagação do vírus persistirem, a economia global será impactada negativamente, o que poderá impactar negativamente a Embraer", afirmou a empresa na nota.

"Não podemos garantir, neste momento, em que medida o vírus e as medidas para tentar contê-lo afetarão a empresa", enfatizou.

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 assentos e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório