Meteorologia

  • 31 MARçO 2020
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

ASAE identifica distribuidor de álcool gel por especulação de preços

Ação inspetiva da ASAE decorreu na segunda-feira, na zona de Lisboa, no seguimento de uma denúncia.

ASAE identifica distribuidor de álcool gel por especulação de preços

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta terça-feira, que identificou uma sociedade comercial de importação e distribuição de álcool gel, por supeitas de especulação de preços. A ação inspetiva decorreu na zona metropolitana de Lisboa e no seguimento de uma denúncia.  

Com base na documentação analisada, à qual a ASAE teve acesso, a autoridade concluiu que a empresa vendia álcool gel com "preços díspares entre si, sem qualquer justificação, uma vez que a venda, durante o mês de março, oscilou entre os 25 euros e os 150 euros", refere, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Conclui por isso a ASAE que o "operador económico não seguia qualquer critério na definição do preço final ao cliente e foi aumentando, de forma generalizada, os valores de venda à medida que os dias passavam, em função da procura generalizada", explica.

Perante "fortes indícios da prática do crime de especulação", a ASAE anunciou que vai comunicar, nos termos legais, os resultados desta operação ao Ministério Público.

De recordar que o Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar e avaliar as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho "em virtude das dinâmicas" de mercado determinadas pela Covid-19.

Uma das entidades incluídas nesse grupo é, precisamente, a ASAE, sendo que o mesmo tem duas semanas para apresentar um relatório com "medidas preventivas ou corretivas destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento".

Além disso, tem ainda como missão "avaliar e acompanhar" as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho "cujas dinâmicas de mercado sejam determinadas" pelo surto do novo coronavírus.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório