ASAE identifica distribuidor de álcool gel por especulação de preços

Ação inspetiva da ASAE decorreu na segunda-feira, na zona de Lisboa, no seguimento de uma denúncia.

Gel desinfetante: 4 factos que tem de saber para se prevenir da Covid-19

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/03/2020 15:38 ‧ 24/03/2020 por Notícias ao Minuto

Economia

ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta terça-feira, que identificou uma sociedade comercial de importação e distribuição de álcool gel, por supeitas de especulação de preços. A ação inspetiva decorreu na zona metropolitana de Lisboa e no seguimento de uma denúncia.  

Com base na documentação analisada, à qual a ASAE teve acesso, a autoridade concluiu que a empresa vendia álcool gel com "preços díspares entre si, sem qualquer justificação, uma vez que a venda, durante o mês de março, oscilou entre os 25 euros e os 150 euros", refere, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Conclui por isso a ASAE que o "operador económico não seguia qualquer critério na definição do preço final ao cliente e foi aumentando, de forma generalizada, os valores de venda à medida que os dias passavam, em função da procura generalizada", explica.

Perante "fortes indícios da prática do crime de especulação", a ASAE anunciou que vai comunicar, nos termos legais, os resultados desta operação ao Ministério Público.

De recordar que o Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar e avaliar as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho "em virtude das dinâmicas" de mercado determinadas pela Covid-19.

Uma das entidades incluídas nesse grupo é, precisamente, a ASAE, sendo que o mesmo tem duas semanas para apresentar um relatório com "medidas preventivas ou corretivas destinadas a manter ou restabelecer as normais condições de abastecimento".

Além disso, tem ainda como missão "avaliar e acompanhar" as condições de abastecimento de bens nos setores agroalimentar e do retalho "cujas dinâmicas de mercado sejam determinadas" pelo surto do novo coronavírus.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas