Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Pilotos acusam TAP de "atropelos" ao acordo de empresa

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou a TAP de "atropelos ao acordo de trabalho", que foram analisados no passado dia 28 de fevereiro, numa assembleia extraordinária, de acordo com uma nota aos associados.

Pilotos acusam TAP de "atropelos" ao acordo de empresa
Notícias ao Minuto

20:52 - 03/03/20 por Lusa

Economia TAP

No documento, a que a Lusa teve acesso, o SPAC referiu que a ordem de trabalhos incluiu a "análise dos atropelos ao Acordo de Empresa [AE], que é um instrumento de regulação coletiva de trabalho, instrumento este que, por lei, é resultado de negociação entre as partes. Todavia, o mesmo tem sido alvo de várias interpretações unilaterais e abusivas por parte da TAP Portugal, configurando violações graves aos direitos dos pilotos".

Segundo o comunicado, o sindicato diz ter sido confrontado "com a revogação, sem consulta ao SPAC, de um protocolo negociado de boa-fé entre o SPAC e a TAP, protocolo esse que se destinou a compensar, há 16 anos, a classe de pilotos pela não atribuição de aumentos salariais, através da concessão de facilidades de passagem", indicou a nota.

Os associados do SPAC debateram ainda a "aplicação de novas práticas como a cobrança de formação aos novos pilotos, com descontos nos vencimentos (já considerados ilegais em sentença judicial)", bem como questões relacionadas com a atribuição de folgas, a eliminação do subsídio complementar de refeição de serviço em certas situações e o impasse na assinatura de um protocolo de 'e-learning' proposto pelo SPAC, entre outros pontos.

A direção do SPAC apresentou ainda um acordo com a TAP sobre a questão do término da facilidade de passagem que foi, de acordo com o documento, rejeitado pela maioria dos associados numa votação durante a reunião.

"Em estrita obediência à vontade expressa, esta direção não fica nem poderá ficar indiferente a esta manifestação dos seus associados, que demonstraram um grande mal-estar e indignação perante as atitudes reiteradas da TAP Portugal para com os seus pilotos, condições de trabalho, sua vida pessoal e familiar", lê-se na mesma nota.

O SPAC considera que a "administração da TAP tem violado protocolos assinados que vinculam legalmente ambas as partes" e que "ignorou um acordo de cavalheiros assumido durante mais de uma década".

"A assembleia de empresa TAP mandatou a direção para atuar de forma firme e inequívoca para alcançar os objetivos sindicais através do cumprimento por todos do AE TAP/SPAC", lê-se na nota.

O SPAC pediu assim aos associados para cumprir algumas regras em termos de organização do trabalho sendo que "não se excluem outras medidas que virão a ser propostas em função da evolução dos acontecimentos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório