Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Produção de energia através de biomassa e fotovoltaica com novos máximos

A produção de eletricidade através de biomassa e a produção fotovoltaica atingiram novos máximos históricos em fevereiro, segundo dados hoje divulgados pela REN.

Produção de energia através de biomassa e fotovoltaica com novos máximos
Notícias ao Minuto

13:54 - 03/03/20 por Lusa

Economia REN

"Neste mês, a produção de energia através de biomassa atingiu a potência máxima mais elevada de sempre com 415 MW [Megawatts] e a produção fotovoltaica vai atingindo valores superiores à medida que novos parques vão entrando em funcionamento", refere a gestora das redes energéticas.

A potência máxima das instalações fotovoltaicas atingiu 568 MW, que passou a ser o valor máximo registado no sistema nacional, refere.

Em fevereiro, o consumo de energia elétrica registou uma subida homóloga de 0,3%.

"Corrigindo o efeito do ano bissexto, a evolução seria negativa, mas as temperaturas registadas, muito acima dos valores normais para este mês, levaram a evolução corrigida de temperatura e número de dias úteis para 1,4%. No final de fevereiro, a evolução anual situa-se em 0,6%, ou 2,1% com correção de temperatura e dias úteis", sinaliza a REN.

A REN indica também que as chuvas voltaram em fevereiro a ser reduzidas, com o índice de produtibilidade hidroelétrica a situar-se em 0,84 (média histórica igual a 1).

Na produção eólica, as condições foram particularmente negativas, registando um índice de 0,63 (média histórica igual a 1), que foi mesmo o mais baixo de sempre para o mês de fevereiro, segundo os registos REN desde 2001.

Ainda assim, a produção renovável abasteceu 66% do consumo nacional, a produção não renovável 31%, enquanto os restantes 3% foram abastecidos com recurso a energia importada.

No acumulado do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 0,92 (média histórica igual a 1), enquanto o de produtibilidade eólica registou 0,81 (média histórica igual a 1).

"Neste período, a produção renovável abasteceu 67% do consumo, repartida pela hidroelétrica, com 38%, eólica, com 23%, biomassa, com 5,7%, e fotovoltaica, com 1,6%. A produção não renovável abasteceu 33% do consumo, com o gás natural a assegurar 31%, enquanto o carvão se mantém com uma utilização residual", indica.

O saldo para os dois primeiros meses do ano foi exportador, equivalendo a cerca de 4% do consumo nacional.

O consumo nacional de gás natural avançou 15,1%, em fevereiro, impulsionado pelo segmento do mercado de energia elétrica, que cresceu 87% devido à competitividade da produção a gás natural face à produção a carvão.

Em sentido contrário e apesar do ano bissexto, segundo os dados da REN, o segmento convencional registou uma quebra homóloga de 4,1% afetado pelas temperaturas acima dos valores médios que se fizeram sentir.

No conjunto dos dois primeiros meses do ano, o consumo de gás natural regista um aumento de 16,5%, resultado de um crescimento de 73% no mercado elétrico e de uma contração de 1,8% no mercado convencional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório