A dívida pública começou o ano a subir. Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP) revelam que a dívida pública subiu para 252,1 mil milhões de euros em janeiro, um aumento de 2,3 mil milhões de euros relativamente ao final de 2019.
"Para este aumento contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida, que foi parcialmente compensado pela redução de certificados do Tesouro", pode ler-se no relatório divulgado pelo BdP.
Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 2,9 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos diminuiu 0,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 234,7 mil milhões de euros.
Em dezembro do ano passado, altura em que a dívida pública se situava em 249,7 mil milhões de euros, o peso da dívida pública no produto interno bruto (PIB) era de 117,7%.
De recordar que o método de calcular a dívida pública foi alterado por ordem do Eurostat, o que levou a uma revisão em alta do valor na dívida pública no mês de junho - passou de 246,9 mil milhões para 251,2 mil milhões de euros.