Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

INE divulga números definitivos do Produto Interno Bruto de 2019

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje os números definitivos do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, depois de a estimativa rápida de 14 de fevereiro ter apontado para um crescimento de 2,0% da economia portuguesa.

INE divulga números definitivos do Produto Interno Bruto de 2019
Notícias ao Minuto

06:03 - 28/02/20 por Lusa

Economia INE

Na estimativa rápida, os números do INE superaram em uma décima as previsões do Governo para o crescimento da economia portuguesa em 2019, já que o executivo tinha previsto um aumento de 1,9% do PIB.

Em 14 de fevereiro, o INE revelou ainda que no quarto trimestre de 2019 o PIB nacional cresceu 2,2% em termos homólogos (comparação com o mesmo trimestre de 2018) e 0,6% em cadeia (relativamente ao terceiro trimestre de 2019).

À data, os números apontados pelo INE superaram também as estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Conselho das Finanças Públicas (CFP), mas estiveram em linha com as previsões do Banco de Portugal e da Comissão Europeia.

Em 2018, o PIB português cresceu 2,4%, o que já tinha constituído uma desaceleração face a 2017, ano em que a economia nacional cresceu 3,5%.

Na sua nota, o INE justificou a desaceleração do crescimento em 2019 com o "contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o abrandamento do consumo privado".

"A procura externa líquida apresentou um contributo ligeiramente menos negativo do que em 2018, verificando-se uma desaceleração das exportações e das importações de bens e serviços", adiantava ainda a nota divulgada pelo instituto de estatísticas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório