Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2020
Tempo
11º
MIN 6º MÁX 15º

Edição

Passo a passo... Eis como associar uma receita médica no e-fatura

Não se esqueça de validar as suas faturas no portal e-fatura até ao dia 25 de fevereiro.

Passo a passo... Eis como associar uma receita médica no e-fatura

O prazo para validar as faturas no portal e-fatura termina já no dia 25 de fevereiro e, por isso, é importante que os contribuintes o façam a tempo para não perderem dinheiro. De recordar também que os contribuintes podem deduzir no IRS 15% das despesas com saúde, motivo pelo qual importa saber como associar uma receita médica para comprovar essa mesma despesa.

Porém, antes de mais, importa também sublinhar que as despesas deste setor podem ser deduzidas até um máximo de 1.000 euros - o Notícias ao Minuto diz-lhe quais as despesas e limites em causa neste artigo.

O portal de educação financeira da Associação Mutualista Montepi, o EI, explica, passo por passo, como pode associar uma receita médica. Tome nota: 

  1. Aceder ao e-fatura:  O primeiro passo é aceder à plataforma do e-fatura. Abrir o menu 'Despesas dedutíveis IRS' e clicar 'Consumidor'. De seguida, deve colocar o seu número de contribuinte e palavra passe de acesso ao e-fatura.
  2. Faturas pendentes: "Caso existam faturas pendentes de resolução, estas deverão surgir no ecrã assim que entra na sua página pessoal do e-fatura."
  3. Associar receita médica: "Se tiver despesas de saúde com taxa normal de IVA, clique em 'Associar Receita'. Nesta altura, deve ter consigo as receitas médicas, para poder aferir qual o valor das despesas a 23% dentro da fatura."
  4. Indicar valor da despesa de saúde a 23%: "De seguida, coloque o valor das despesas de saúde sujeitas à taxa normal de IVA, que tenha prescrição médica. Em primeiro lugar, indique se tem, ou não, receita médica. Se responder sim, deve indicar o valor, tal como descrito na imagem."

E se não associar receita médica? "Se nada fizer, esta despesa não será deduzida na categoria de saúde", passando automaticamente para 'Despesas Gerais Familiares'".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório