Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Subida do PIB reflete "normalização da recuperação" e melhoria

O Católica Lisbon Forecasting Lab/NECEP defendeu hoje que a subida em cadeia de 0,6% do PIB no quarto trimestre reflete a "normalização da recuperação e melhoria da conjuntura" no final de 2019.

Subida do PIB reflete "normalização da recuperação" e melhoria
Notícias ao Minuto

20:01 - 14/02/20 por Lusa

Economia Católica

A economia portuguesa cresceu 2,0% em 2019, uma décima acima do estimado pelo Governo, de acordo com a divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) hoje feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, no quarto trimestre de 2019 o PIB nacional cresceu 2,2% em termos homólogos (comparação com o mesmo período de 2018) e 0,6% em cadeia (relativamente ao terceiro trimestre de 2019).

"A leitura neutra reflete a normalização da recuperação e a melhoria da conjuntura no final do ano passado, após um terceiro trimestre fraco", considerou o NECEP numa nota enviada.

Por sua vez, a procura externa líquida passou a contribuir positivamente para o crescimento no 4.º trimestre, o que para o Católica Lisbon Forecasting Lab reflete "uma ligeira melhoria da conjuntura externa", bem como das exportações no final do ano passado.

Adicionalmente, a procura interna "fraquejou", tendo sido "aparentemente" penalizada pelo crescimento "menos intenso" do consumo e do investimento.

No último trimestre de 2019, o PIB da zona euro subiu 0,9% em termos homólogos, enquanto o da UE a 27 aumentou 1,2%.

Já na variação em cadeia, as economias da zona euro e da UE a 27 cresceram (cada uma) apenas 0,1% face ao trimestre anterior.

Esta variação reflete, assim, o "mau momento das principais economias com crescimento nulo na Alemanha e negativo em França (-0,1%) e Itália (-0,3%)".

Para a Católica, embora Portugal e Espanha estejam a crescer acima das maiores economias da zona euro, "dificilmente poderão escapar" à "'estagnação' prolongada na Alemanha e França, um cenário que se configura agora mais verossímil".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório