Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo propõe aumento de sete euros para salários até 690 euros

A proposta do Executivo foi transmitida, esta segunda-feira, pelo Governo aos sindicatos da Função Pública. As duas partes estão reunidas com os aumentos salariais em cima da mesa.

Governo propõe aumento de sete euros para salários até 690 euros
Notícias ao Minuto

10:18 - 10/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia Salários

O Governo propôs, esta segunda-feira, um aumento de sete euros para os trabalhadores da Função Pública que recebem até 690 euros de salário, avança a RTP3. Esta proposta fica acima dos 0,3% anteriormente propostos pelo Executivo de António Costa. 

Este aumento, saliente-se, deverá ter efeitos retroativos a janeiro

As estruturas sindicais da Função Pública estão reunidas com o Governo, esta segunda-feira, com a expetativa de poderem negociar aumentos salariais superiores aos que já tinham sido propostos, apesar do Orçamento do Estado para este ano já estar fechado.

A anterior proposta do Governo para os salários da Administração Pública, sublinhe-se, aponta para uma acréscimo de 0,3% em 2020.

Sindicatos descontentes com a proposta

À saída da reunião, Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, mostrou-se insatisfeita com a proposta do Governo e deu conta de que está agendada uma nova reunião entre as duas partes para a próxima segunda-feira. Até lá, será pensada uma contraproposta e apresentada nessa altura ao Governo. 

Também à saída do encontro, o secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), José Abraão, afirmou que a proposta do Governo de aumentos salariais é "poucochinha"

Enquanto isso, a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, mostrou-se insatisfeita com a proposta do Governo e disse que o sindicato vai convocar um plenário para o final do mês, com o objetivo de "acordar novas formas de luta"

Porém, as três estruturas sindicais que negoceiam em nome dos trabalhadores do setor consideraram a proposta inaceitável e provocatória, sobretudo porque os funcionários públicos não têm aumentos salariais gerais desde 2009. Foi por isso que no dia 31 de janeiro avançaram para uma greve nacional

Perante o descontentamento, o Governo mostrou-se disponível, em meados de janeiro, para negociar aumentos acima de 0,3% para os funcionários públicos já este ano, disse a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

E, para esse efeito, convocou os sindicatos para a reunião desta segunda-feira. O calendário é que não agradou muito, como explicou José Abraão, da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) ao Notícias ao Minuto, uma vez que surge já depois de aprovado o OE2020. 

[Notícia atualizada às 15h21]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório