easyJet ameaça interromper voos entre o Continente e a Madeira

Em causa está a aprovação do novo modelo do subsídio de mobilidade da Madeira.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/02/2020 16:14 ‧ 06/02/2020 por Notícias ao Minuto

Economia

easyjet

A easyJet ameaçou, esta quinta-feira, interromper a ligação aérea que faz entre o Continente e a Madeira, depois de ter sido aprovado o novo modelo de subsídio de mobilidade do arquipélago, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, o novo modelo aprovado na Assembleia da República prevê que os madeirenses paguem apenas o preço estipulado para as passagens aéreas de ida e volta - 86 euros para os residentes e 65 euros para os estudantes. Isto evita que os residentes tenham de adiantar valores passíveis de reembolso.

Atualmente, sublinhe-se, a companhia aérea tem duas rotas domésticas entre os dois locais. 

"A implementação destas medidas implica a expulsão da easyJet de um mercado liberalizado, por uma decisão política, e que forçará a companhia a interromper as duas rotas domésticas atualmente existentes entre a Madeira e o continente português (LISFNC & OPOFNC), o que terá um enorme impacto negativo tanto na vida das pessoas, como no turismo e na economia de toda a região", adianta a companhia aérea. 

Ao que indica a easyJet, a decisão continuará a ser monitorizada, estando o tema a ser analisado pelas equipas de regulação e jurídica. 

"Operamos rotas internacionais para a Madeira desde 2007 e prestamos serviços domésticos desde 2008, com reconhecidos benefícios para os residentes da região, assegurando uma maior concorrência e disponibilidade de tarifas mais baixas para todos", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Em causa, saliente-se, está a aprovação, na quarta-feira, do novo modelo de subsídio de mobilidade da Madeira, apresentado pelos deputados do PSD Madeira. Sobre este assunto, a "easyJet reitera uma vez mais que não conseguirá implementar as mudanças inerentes ao mesmo", conclui a companhia aérea.

Atualmente, a ligação entre o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e o Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal, é efetuada, além da easyJet, pela TAP. 

Leia Também: PSD/Madeira acusa PS de enganar madeirenses na discussão na especialidade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas