Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

BCE deverá hoje manter política monetária e discutir estratégia

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) deverá discutir na reunião de hoje a revisão da sua estratégia, sem que se esperem novas decisões de política monetária.

BCE deverá hoje manter política monetária e discutir estratégia
Notícias ao Minuto

06:51 - 23/01/20 por Lusa

Economia BCE

Segundo vários analistas, prevê-se que nesta reunião o BCE analise se as medidas de estímulo aprovadas em setembro estão a ter algum efeito na economia, antes de adotar novas decisões.

A economista Ulrike Kastens, da gestora de ativos DWS, não espera nenhuma surpresa da próxima reunião do Conselho, nem da conferência de imprensa que a líder do BCE, Christine Lagarde, dará no final.

Um outro analista, Franck Dixmier, da Allianz Global Investors, também não prevê que surjam novas decisões de política monetária nesta reunião.

"Não esperamos nenhum anúncio de política monetária na primeira reunião do Banco Central Europeu em 2020. Nesta fase, não há razão para alterar a política atual definida em setembro de 2019", referiu, numa nota divulgada na véspera da reunião.

Em setembro, o BCE anunciou a compra dívida no valor de 20.000 milhões de euros por mês a partir de 01 de novembro para apoiar a economia e estimular a inflação.

Na mesma reunião, ainda sob a liderança de Mario Draghi, o BCE decidiu descer a taxa aplicada à facilidade permanente de depósito para -0,50%, ao mesmo tempo que admitia a possibilidade de baixar de novo as taxas de juro, abandonando qualquer horizonte preciso para as aumentar.

Em dezembro, após a sua primeira reunião como presidente do BCE, Lagarde defendeu uma revisão "ampla" da estratégia de política monetária da instituição e indicou que esta revisão começaria em janeiro, prevendo que esteja concluída no final de 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório