Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

BCE estuda benefícios e riscos de criação de uma criptomoeda em euros

O Banco Central Europeu (BCE) está a estudar os riscos e benefícios associados à criação de uma moeda digital em euros, tendo criado uma equipa especial para analisar esta questão, avança a agência Efe.

BCE estuda benefícios e riscos de criação de uma criptomoeda em euros
Notícias ao Minuto

11:48 - 18/01/20 por Lusa

Economia BCE

A agência adianta que o BCE criou uma equipa especial para explorar a possibilidade de criar uma moeda digital em euros, que compartilhará o seu trabalho com as pesquisas e estudos já realizados por alguns bancos centrais do Eurosistema.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, referiu no início de dezembro espera poder apresentar resultados até meados deste ano. Na ocasião assinalou ser sua convicção pessoal que devemos estar "na vanguarda" e preparados para "responder" a um cenário em que todos os dados indicam que além do projeto de criptomoeda já conhecido, há outros a serem explorados na senda da procura por sistemas de pagamentos mais rápidos e mais baratos.

Christine Lagarde insistiu nesta mensagem já no início deste mês, numa entrevista ao semanário francês de informação económica 'Challenges'.

A Efe cita também um documento do BCE que refere que a emissão de uma moeda digital poderia garantir que o público em geral pudesse usar o dinheiro do banco central, mesmo que a circulação de moeda física caísse. O BCE insiste, porém, que "o dinheiro ainda é um meio de pagamento popular na área do euro".

Em novembro de 2018, o Banco Central Europeu (BCE) colocou em operação um serviço para liquidar pagamentos imediatos (TARGET (TIPS, nas siglas em inglês), que permite aos cidadãos e às empresas realizar transferências em tempo real, estando disponível durante 24 horas todos os dias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório